Significado no trabalho acelera a transformação das pessoas e das empresas

Confira o artigo de Miguel Nisembaum publicado no Linkedin

Neste artigo da série bem-estar no centro da estratégia comento como encontrar significado no trabalho contribui para acelerar as transformações individuais, das equipes e das empresas.

Por mais que o tema possa parecer abstrato vou trazer exemplos bem concretos de como transformações estratégicas foram aceleradas ao aplicar metodologias que trabalham a reflexão e a reformulação do trabalho para encontrar mais significado.

No artigo que inaugurou a série falando de Humanocracia detalho bem o estado da força de trabalho atual comentando os baixos índices de engajamento, sobrecarga de trabalho, burnout e a grande resignação que é o fenômeno das pessoas deixando seus trabalhos para procurar atividades que tragam mais significado e maior qualidade de vida.

Não dá para falar de significado sem falar de propósito:

E aqui vale esclarecer que propósito é algo muito pessoal e que evolui ao longo da jornada, e que o trabalho contribui para nosso propósito, mas não é, nem deve ser a única dimensão.

Eu gosto muito desta definição do Psicológo Todd Kashdan

Propósito é um objetivo de vida que organiza e estimula metas, gerencia comportamentos e fornece um senso de significado

Todd B. Kashdan

Quanto ao trabalho, ele faz parte do objetivo de vida, portanto o ponto seja como empreendedor ou colaborador é avaliar onde existe convergência com aquilo que faço e o ambiente em que estou com o meu propósito.

Se o propósito é uma direção, o significado é o conteúdo emocional ou o sentimento de estar conectado a algo maior que você.

Significado é um marco de referência para entender o que está acontecendo. Como as coisas se encaixam na sua vida. É a compreensão da forma em que os eventos ocorrem e como estão conectados.

Então podemos dizer que o propósito se manifesta nas pequenas coisas através do significado que encontro no dia a dia.

Significado no trabalho é um caminho de duas vias:

Existe uma responsabilidade individual importante que implica autoconhecimento, e ação intencional para buscar o que é significativo para mim no trabalho.

E do lado das organizações implica em conhecer as pessoas, como elas querem contribuir e oferecer segurança psicológica e recursos para que manifestem o que tem de melhor.

A busca de convergência entre a estratégia individual e a estratégia organizacional é uma responsabilidade mútua. Existem frameworks que podem fazer com que o significado no trabalho faça parte dos modelos de gestão das empresas, já, já comento alguns deles.

Propósito, Significado e Engajamento

Alguns dados interessantes que confirmam o impacto que o significado no trabalho tem no engajamento e consequentemente em produtividade.

Pessoas que encontram significado no trabalho são 1.7 mais satisfeitas e 1.4 vezes mais engajados. (Pesquisa feita pelo The Energy Project com 12.000 executivos, detalhada neste artigo)

O pesquisador Paul Fairlie da Universidade de Toronto encontrou uma grande correlação entre Significado e Engajamento no trabalho. (neste paper seus estudos estão bem detalhados )

Para nós significado no trabalho é o coração do engajamento.

Como encontramos significado no trabalho:

O significado surge da interação entre quem sou, a identificação que tenho com o trabalho realizado e /ou a de ser membro de um grupo.

Existe uma interação entre 3 pontos que é dinâmica.

Significado do trabalho – Encontro sentido naquilo que faço, tenho clareza do meu papel e nas atividades que realizo.

Identidade – Tem relação com autoconhecimento. Saber quem sou, quais são meus pontos fortes, como quero contribuir.  Este ponto traz consciência para o que faz sentido no trabalho.

Significado no trabalho – Encontro sentido nas relações no trabalho, no ambiente e ao grupo que pertenço.

O significado no trabalho é uma combinação desses pontos, que pode mudar e é subjetivo. Ou seja, as coisas podem deixar de fazer sentido.

Significado no trabalho e transformação digital:

Temos concentrado muito energia em incorporar novas metodologias de gestão, ser data-driven ou olhar exclusivamente produtividade, escalabilidade, e eficiência e acabamos deixando de lado as -mudanças de comportamento necessárias para que de fato consigamos trabalhar em um ambiente em rede, mais horizontal e descentralizado.

Dois papers publicados em 2020 e 2021 pelo MIT em parceria com a Cognizant que destacam que existe uma mudança de comportamento necessária nas lideranças para poder encarar de forma sustentável a transformação digital. Os estudos correlacionam uma liderança guiada por propósito como um dos principais fatores de sucesso na transformação. Os comportamentos foram classificados em 3 tipos, aqueles que perderam valor, aqueles que queremos manter, e aqueles que queremos incorporar.

E o mais interessante é que todos os aspectos recomendados ajudam na construção de significado no ambiente de trabalho.

Job Crafting e Team Crafting – Metodologias que ajudam a encontrar significado no trabalho:

Amy Wrzesniewski da Yale University ao estudar como as pessoas encontravam significado no trabalho, descobriu que o sentido ou realização no trabalho não vinham só da atividade em si, mas também como as pessoas customizam o que fazem.

A essa customização do trabalho ela deu o nome de Job Crafting.

Por isso os termos Job- Trabalho e Craft- Artesanato. Ou seja, as pessoas de maneira artesanal constroem as suas atividades do dia a dia para encontrar sentido.

Vendo isso ela propôs construir um modelo que permita as pessoas redesenharem seu trabalho de maneira mais consciente.

O Job Crafting acontece de três maneiras possíveis, diz a professora Amy Wrzesniewski, que introduziu o conceito pela primeira vez com Jane Dutton em 2001. A primeira é o redesenho de tarefas, a segunda redesenho de relacionamentos e a terceira a mudança de percepção ou redesenho cognitivo em relação ao trabalho.

As mudanças de comportamento nessas dimensões podem ajudar os colaboradores a se tornarem “Job Crafters” e criar a adequação que pode estar faltando na sua função atual (Wrzesniewski & Dutton, 2001; Tims & Bakker, 2010).

Alguns dos benefícios de redesenhar o seu trabalho, descobertos pela ciência:

1-     Melhor desempenho Organizacional

2-     Maior engajamento

3-     Alinhamento entre indivíduo e trabalho

4-      Maior felicidade no trabalho.

Job Crafting e a Pandemia:

Em setembro de 2020 o MIT realizou uma pesquisa com 2000 participantes procurando saber o impacto do Job Crafting (Redesenho do Trabalho) no momento que estamos vivendo. Abaixo alguns resultados.

Melhoria do Bem-estar: 92% dos participantes que realizaram job crafting neste momento de pandemia experimentaram maior satisfação no trabalho e aumento de satisfação pessoal. Este aumento do sentimento de bem-estar levou a uma diminuição dos niveis de stress em 29 %.

Melhoria na colaboração: 67 % dos participantes que fizeram o job crafting se sentiram inspirados a sair da zona de conforto e se engajaram em cooperação ativa com outros colegas, contribuindo para uma equipe mais conectada.

Aumento de produtividade: 77 % dos que realizaram Job Crafting foram mais produtivos no trabalho comparado a aqueles que não realizaram.

Lealdade fortalecida: a rotatividade de pessoal dentro das organizações que usam job crafting diminuiu 29% porque aqueles que buscavam promoção procuraram internamente antes de buscar desafios externamente. Os job Crafters ativos eram mais propensos a ficar na empresa.

Case – Job Crafting e Team Crafting – Significado no trabalho e a Transformação de empresa líder em outsourcing de contabilidade

Em fevereiro de 2021 tivemos a oportunidade de apoiar a transformação de uma organização líder em outsourcing de contabilidade para médias empresas no Brasil. O trabalho envolveu 7 diretores e sócios.

O cenário: A nova estratégia foi desenhada com apoio de uma grande escola de negócios e internamente os sócios conduziam um processo detalhado de modelagem de negócios.

Tínhamos 4 eixos estratégicos principais:

·        Fortalecer os processos de entrega

·        Rever a estrutura da organização (incluindo automações de processos)

·        Ampliar a carteira de clientes

·        Conseguir um bom processo de ambidestria (equilibrar inovação com melhoria contínua)

Normalmente em um processo de mudança intenso como esse, somos tentados a olhar de cara processos e estruturas sem olhar de maneira profunda quem são as pessoas envolvidas e como eles podem e querem contribuir. O movimento normal é tentar encaixar as pessoas no processo e na estrutura, isso gera atrito, frustração, e reduz o impacto esperado das transformações.

Nós propomos aos 7 sócios uma trilha gerando convergência entre pontos fortes e interesses, as propostas de mudança individuais e a estratégia da organização.

As etapas do processo incluíram:

Definição da estratégia individual olhando quais suas aspirações, que oportunidades querem abraçar (como executivos e como empresários), quais os pontos fortes e que resultados querem alcançar (tanto a nível individual, como para suas áreas).

Conhecer os Talentos e Pontos fortes Individuais e do grupo:  Uma etapa de autoconhecimento buscando identificar quais as principais motivações, valores convergentes, formas de estruturar o trabalho e suas capacidades relacionais.

Job Crafting (redesenho do trabalho individual):  Cada participante fez seu redesenho do trabalho definindo onde querem investir seu tempo, energia e atenção e que desafios individuais e coletivos querem responder.

 Team Crafting: A integração das mudanças individuais para responder a estratégia da organização. Definindo prioridades e planos de ação.

Os resultados do grupo:

·        Clareza de papéis de cada sócio. Sócios com uma atuação cada vez mais estratégica.

·        Melhor distribuição das atividades e redução da sobrecarga de trabalho

·        Mais significado no trabalho já que assumiam desafios mais alinhados com seus interesses e capacidades.

·        Mais sinergia entre o grupo, como cada sócio pode apoiar o outro em seu processo de mudança.

Os resultados para a empresa:

·        Revisão da estrutura organizacional (um novo organograma mais horizontal foi implantado)

·        Maior sinergia entre áreas (comercial, marketing e operação) na expansão dos negócios

·        Jornada do cliente implantada

·        Maior integração entre inovação e melhoria contínua.

·        A empresa cresceu 20% em faturamento e está em condições de expandir de forma saudável seus negócios.

 Conclusão:

Se você chegou até aqui já deu para perceber que significado no trabalho é um eixo central para colocar o bem-estar no centro da estratégia e preparar melhor as pessoas e empresas para essa transformação exponencial.  Os dados estão aí, é preciso coragem.

Individualmente busque atividades e um ambiente que seja significativo para você, e se você é gestor ou empreendedor ajude a criar um ambiente significativo para seus colaboradores, clientes e parceiros.

Sobre o Autor – Miguel Nisembaum

Apaixonado pela Psicologia Positiva e convencido que existe uma forma mais sustentável de fazer negócios e gestão nas empresas.

Publicitário graduado pela ESPM, Positive Psychology Coach pela Positive Acorn onde teve aulas com o Dr Robert Biswas Diener, Executive Master in Positive Leadership and Strategy pelo IE – Instituto de Empresas – Madrid.

Consultor implantando projetos de Identificação e Desenvolvimento de Talentos, formação e restruturação de times através do Job Crafting.

Um dos criadores do Mapa de Talentos Metodologia de Identificação e desenvolvimento de Talentos com base na Psicologia Positiva.

A metodologia já atendeu mais de 10.000 pessoas, 27 empresas em 5 países.