Saiba como o trabalho voluntário pode ajudar no início de carreira
Vitoria Pereira 23 JANEIRO 2023
Desenvolvimento de habilidades comportamentais como comunicação, empatia e fortalecimento do seu networking são alguns dos benefícios do voluntariado
na carreira – Syda Productions/Adobe Stock
Pensou em fazer trabalho voluntário? Então, você está no lugar certo. Na edição de hoje, explico como ajudar ao próximo pode ser útil para sua carreira.
Para começar, entenda o que é um trabalho voluntário:São atividades não remuneradas prestadas para organizações sem fins lucrativos;Há diversas áreas de atuação, como, por exemplo, conservação do meio ambiente, resgate e cuidado com animais ou educação de crianças e jovens.Não precisa ser um trabalho presencial. É possível fazê-lo de forma online em áreas de comunicação e design.A lei que regulamenta esse tipo de atividade diz que o voluntariado não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária.Antes de se jogar em um trabalho voluntário…
- Pense em escolher organizações alinhadas com o seu perfil. Assim você pode dar o seu melhor mesmo não tendo um retorno financeiro, afirma Silas Moura, especialista em carreiras.
- “Mesmo sem ter vínculo empregatício, a responsabilidade deve ser encarada com a mesma seriedade que em um emprego”, diz Jessica Quione, coordenadora de seleção no Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).
Como escolher a melhor área de atuação para você?
- Avalie seus interesses pessoais e identifique no que gostaria de ajudar alguém. Às vezes, você é bom em dar suporte emocional ou brincar com cachorros ou bom em organização, diz Juliana Ribeiro, gerente executiva da recrutadora Michael Page.
- Pense nas coisas que gosta de fazer, faça uma lista de prós e contras.
- Se você não sabe ainda no que é bom, use o trabalho voluntário para se conhecer e entender em quais áreas se sai melhor.
O trabalho voluntário pode destacar o candidato no processo seletivo? Sim.O recrutador terá a visão de que é uma pessoa que se importa com a sociedade, que está buscando desenvolvimento, mesmo sabendo que não vai ter remuneração, diz Jheniffer Coronado, mentora de carreira com foco em processo seletivo.Na seção Vida de Voluntariado, veja depoimentos de jovens que conseguiram estágios por causa disso.Benefícios para sua carreira:
- Desenvolvimento de habilidades comportamentais como comunicação, empatia, resolução de problemas, senso de comunidade, trabalho em equipe e resiliência.
- Construir e fortalecer seu networking.
- Para quem está em início de carreira e não tem experiência profissional, pode ser uma forma de agregar essa vivência no currículo. É também um norte para saber em qual segmento trabalhar.
Mas como colocar trabalho voluntário no currículo?Insira no campo “experiências”. Coloque o nome da organização, o cargo que desempenhou, o período da atividade e descreva sua função, recomenda Coronado.Se já tiver experiência profissional, coloque no campo “informações complementares” ao final do documento.Atenção:
- Não tem problema colocar no currículo um trabalho voluntário que não esteja relacionado com a área da vaga que está se candidatando.
- Se for algum voluntariado em grupos religiosos ou partidos políticos, pesquise antes os valores da empresa para evitar conflitos entre o profissional e a cultura organizacional da companhia, alerta Silas.
Onde buscar?
- Atados – plataforma que conecta pessoas com diferentes tipos de trabalho voluntário no Brasil;
- Volunteer World e Volunteer HQ – ambas indicam voluntariados no exterior;
- Mobiliza Itaú – disponibiliza oportunidades de atuação voluntária;
- Busque no Google, pesquise trabalho voluntário + o nome da sua cidade;
- Conheça as organizações no Mapa da Sociedade Civil do Ipea;
- Conheça também o prêmio Empreendedor Social feito pela Folha.
Leia na íntegra: https://movimentopelafelicidade.com.br/saiba-como-o-trabalho-voluntario-pode-ajudar-no-inicio-de-carreira-blog