O mais difícil é descobrir ou assumir o seu talento?
por Liliane Moreira
Minha mãe sempre repetia um ditado: Deixe que os outros te elogiem!
As palavras dela ainda fazem muito sentido pra mim. Ainda acredito que o importante não é o quê que falo que posso fazer e sim que faço acontecer e como minha ação impacta a realidade das pessoas.
Por outro lado, percebo que existe sombria faceta nessa afirmação que confunde autoconfiança e arrogância e que talvez tenha gerado um peso muito grande em nossa geração. Nos levado a acreditar que nossa capacidade é medida unicamente pela opinião alheia e que a validação externa é a chancela do sucesso.
Isso me leva a crer, que em muitos casos, a dificuldade não é exatamente descobrir o próprio talento mas, conseguir não sentir-se arrogante ao expressá-lo.
O desafio de separar emocionalmente e socialmente a arrogância da autoconfiança.
Autoconfiança é ter consciência do próprio poder, enquanto a arrogância é acreditar que seu poder é o único que merece o elogio. Acredite! Se você fosse arrogante, não se preocuparia em ser arrogante.
No entanto, se algo ainda te incomoda o problema pode estar na última etapa. Você já sabe seu talento, não se sentiria arrogante ao expressá-lo mas, assumi-lo te paralisa. Afinal, com grande poder, vem grande responsabilidade.
Assumir que se é bom em algo, é assumir que pode fazer a diferença, que está pronto para o desafio de colocar sua habilidade à disposição de uma realidade melhor. É tirar o talento do holofote e deixar brilhar o impacto que ele pode causar. Deixar que as marcas positivas falem por si. E talvez seja isso, que nossas mães queriam dizer quando repetiam o ditado.
Descubra, aceite e assuma o seu talento! E permita que ele faça a diferença.