Cultura para felicidade – novos paradigmas para novos tempos

No dia 27 de janeiro, o Instituto Movimento pela Felicidade, em continuidade ao projeto Diálogos com a Felicidade, promoveu mais uma conversa, desta vez, com o tema Cultura para felicidade – novos paradigmas para novos tempos. A atividade entra em 2022 depois de propor uma série de encontros desde julho de 2021, sendo que essa foi a sétima e estão previstas mais duas completando nove fases. A lista de convidados teve a gestora cultural e presidente da Fundação Clovis Salgado, Elaine Parreiras, e a turismóloga Marina Simião, representante do IMF e Miriam Pederneiras, coordenadora geral do Corpo Cidadão, OSC que trabalha arte educação com crianças e jovens.

O projeto Diálogos com a Felicidade tem como objetivo explorar as nove dimensões da Felicidade Interna Bruta. São convidadas pessoas experientes nos temas propostos para compartilhar suas vivências, junto com associados do Instituto, com o objetivo de esclarecer, envolver e motivar as pessoas a refletirem e participarem em um diálogo interativo. O projeto é uma promoção do Instituto Movimento pela Felicidade, uma associação que tem por objetivo estudar, sistematizar e difundir o conhecimento da ciência da felicidade. Todos os encontros são mediados pela jornalista Roberta Zampetti, com convidados especiais e membros do Instituto Movimento pela Felicidade. Acontecem de forma virtual, pela plataforma Zoom, das 19h30 às 21h. Temos uma rede de suporte digital para sanar dúvidas e te ajudar a chegar ao evento, em caso de necessidade.

Informações: whatsapp DIÁLOGOS: https://chat.whatsapp.com/IFKsfby5vcz7papbuoJzto

e-mail: movimentopelafelicidade.oficial@gmail.com

Mini biografia das participantes do 7º Diálogos com a Felicidade

Elaine Parreiras

Atua nas áreas de gestão e produção cultural há 25 anos, com experiência em instituições do poder público e da iniciativa privada. Foi Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2011-2014), Presidente da Fundação Clóvis Salgado (2009-2010), Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas (2002 a 2009), Gerente Geral de Cultura do Sesc em Minas (2017-2019), entre outros cargos. É graduada em Comunicação, com especialização em Marketing pela FGV e em Gestão Cultural, pelo IEC – PUC/MG. É Presidente da Fundação Clóvis Salgado novamente, desde Abril de 2019.

Marina Simião

Marina Simião é turismóloga, mestre em economia criativa, gestão cultural e desenvolvimento, atua em projetos de gastronomia, economia criativa, turismo e cultura. Criadora da Metodologia Patchwork, vencedora do Creative Tourism Awards 2017. Membro da Frente da Gastronomia Mineira, do Institute of Gastronomy, Culture, Art and Tourism, da Recria e do Instituto Movimento pela Felicidade. Porém, sua melhor função é de Madrinha dos 7 elementos: Fernando, Naiara, Pedro, João, Elis, Tomás e Duda. Mora em BH, tem alma viajante e o coração espalhado pelo mundo.

Miriam Pederneiras

Uma das fundadoras do Grupo Corpo, foi bailarina e ensaiadora desta companhia. Fundadora e Coordenadora geral do Corpo Cidadao, OSC que trabalha arte educação com crianças e jovens.

8º Encontro pela Felicidade e Bem-Estar: Global Meeting for Happiness

Todas essas ações antecedem o 8º Encontro pela Felicidade e Bem-Estar: Global Meeting for Happiness previsto para acontecer em 2022. E, cada uma delas, visa servir de reflexão e alento, além de uma forma de difundir a cultura da felicidade, mesmo num cenário cheio de desafios para o Brasil e o mundo com a pandemia que nos assola.

A iniciativa do Dia Internacional da Felicidade veio do Butão, país que mensura a felicidade da sua população da mesma forma como mede o Produto Interno Bruto (PIB) econômico. O governo daquela nação tem essa diretriz desde 1972. Com essa iniciativa, os butaneses têm como conceito propor que cidadãos felizes são tão importantes quanto cidadãos produtivos.