Bem-estar psicológico
Avalia a satisfação e o otimismo em relação à própria vida. Indicadores analisam a autoestima, percepção de competência, stress e atividades espirituais.
O conceito estruturante do Instituto Movimento pela Felicidade é o FIB – Felicidade Interna Bruta. O FIB é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país no Himalaia. O conceito nasceu em 1972, proposto pelo rei Jigme Singya Wangchuck e depois espalhou-se pelo mundo, sob a orientação do Centro de Estudos do Butão e com o apoio do PNUD. As dimensões propostas para a felicidade, segundo conceitos o FIB são as seguintes:
Avalia a satisfação e o otimismo em relação à própria vida. Indicadores analisam a autoestima, percepção de competência, stress e atividades espirituais.
São medidos padrões de comportamento arriscados, frequência dos exercícios físicos, regime de sono e hábitos alimentares, entre outros.
É um dos pilares mais importantes. Mede a divisão que cada um faz do cotidiano. Entra no cálculo desde o tempo dedicado às atividades educativas e de lazer até as horas perdidas no trânsito.
Examina a sensação de acolhimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade e a prática de voluntariado. Uma vida comunitária ativa fortalece os laços e ajuda a resistir às crises.
Mede a percepção da qualidade dos recursos naturais, além do acesso às áreas verdes e o papel que pode ser exercido pelas organizações.
Além de medir o estudo formal e informal avalia o envolvimento na educação dos filhos e os valores passados. Valoriza a educação que vai além da acadêmica e avança sobre a consciência ambiental.
Avalia a renda, a segurança financeira e a percepção sobre endividamento. Mede a qualidade das aquisições, do tipo de casa ao alimento. Gastos com lazer também são levados em conta.